EconomiaPolítica

URGENTE: Reoneração de tributos federais se torna embate delicado e pode derrubar Haddad


Uma discussão acalorada toma conta do Palácio do Planalto nesta segunda-feira (27). Aliados do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estão temerosos de que o presidente Lula possa tomar uma decisão que derrube a equipe econômica.

A pauta em questão é a desoneração de tributos federais cobrados sobre gasolina e etanol, realizada durante o governo de Jair Bolsonaro. A ala política do governo é a favor da manutenção dessa desoneração, enquanto o Ministério da Fazenda defende a volta da cobrança de PIS e Cofins, a partir de março.

O governo deve tomar uma decisão de meio-termo, de acordo com assessores palacianos, com a volta gradual da cobrança dos tributos, dando tempo para que a Petrobras faça ajustes na política de preços, evitando aumentos que possam impactar a inflação.

Uma reunião entre Lula, Haddad, ministros e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, será realizada para debater o assunto no Palácio do Planalto. O tema é delicado e requer um equilíbrio entre a necessidade de arrecadação, defendida por Haddad, e o impacto na economia do país.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo