NotíciasPolítica

Aproximação de Tarcísio e Lula em razão das fortes chuvas em SP colocam oposição em alerta

União entre os opositores políticos, e se tornou um contraponto ao ex-presidente Jair Bolsonaro e incomoda aliados


As fortes chuvas do final e semana no litoral norte de São Paulo promoveram uma maior aproximação entre o governo federal, o governo do estado de São Paulo e prefeituras. O presidente Luíz Inácio Lula da Silva interrompeu o descanso de Carnaval na Bahia e foi a São Sebastião, onde participou de reunião e pronunciamento ao lado do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), do prefeito Felipe Augusto (PSDB) e de ministros e outras autoridades.

A união de forças foi exaltada por ambos, em mais um sinal de aproximação entre os opositores políticos, e se tornou um contraponto aos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Essa parceria que estamos fazendo é uma fotografia boa para o nosso país”, disse Lula, puxando para seu lado Tarcísio e Augusto.

“E mostra um novo tempo no Brasil, de união e construção. É um gesto importante do governo federal para São Paulo, que fortalece a democracia e a federação. É um exemplo de que a política não deve ser feita de sectarismo, mas de amor ao próximo”, completou Lula.

A atuação conjunta vem sendo apontada por integrantes do governo federal como um símbolo de que o governo federal representa a volta da normalidade institucional e das atitudes republicanas.

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) disse que a união mostra “total solidariedade às famílias vítimas” e completou, declarando que “é uma demonstração específica de que é possível exercer a nossa função na democracia mesmo quando a gente pertence a partidos diferentes e pensa diferente ideologicamente. O bem comum do povo é muito mais importante do que qualquer divergência que a gente possa ter.”

Enquanto Lula discursava, Tarcísio acenava com a cabeça em sinal de concordância e chegou a sorrir. O governador também enalteceu a união com o governo federal para atender a catástrofe ambiental que já conta, até agora, com 40 mortos e 2.400 pessoas desabrigadas.

“Isso nos dá amparo, nos dá conforto no momento em que a gente precisa trabalhar em um regime de cooperação”, frisou o governador de São Paulo.

Por outro lado, parlamentares que apoiam o ex-presidente Bolsonaro enxergam um movimento planejado com a intenção de mostrar Lula e Tarcísio como estadistas e equilibrados.

“Lula é bom de discurso, mas na prática é Tarcísio que está empenhado em resolver os problemas. Estive ontem na região e falei com o governador, Lula estava pulando Carnaval”, disse o deputado estadual Gil Diniz (PL), “mas será bem-vindo se quiser ajudar a resolver o caos. Porém, até aqui, falou mais e fez menos”, completou.

O presidente do Republicanos, Marcos Pereira, afirmou que Lula e Tarcísio fizeram “o que tem que ser feito, com o povo em primeiro lugar”. 

O líder do PL na Assembleia Legislativa de São Paulo, Ricardo Madalena aprovou o gesto e disse que “não existe cor partidária nestes momentos, pois esta é uma de nossas funções como homem público, ajudar ao próximo”.

Entre os alinhados com o governo federal, o ministro Márcio França (PSB) afirmou que “é um evidente contraste com o período anterior” e o senador Humberto Costa (PT-PE), tuitou que “Lula reforça a importância da democracia e diz que questões políticas não podem estar acima do interesse da população”.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT) também comentou sobre a atitude do presidente. “Aproveito para saudar a sensibilidade e a atitude republicana do presidente Lula, que se deslocou para a cidade de São Sebastião junto com vários ministros. Isso é civilidade! Um presidente que tem compaixão com a dor do outro e tem compromisso com seu povo”, escreveu

Nas redes, a união dos entes da federação foi grandemente elogiada por diversas personalidades políticas das mais diversas correntes ideológicas como Emidio de Souza, Edinho Silva, Alexandre Padilha, José Guimarães, a primeira-dama Janja Junior Bozzellla, Alexandre Frota e Antonio Neto.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo