MundoPolítica

URGENTE: Após visita de Lula aos EUA, FBI investiga caso de corrupção na Petrobrás


De acordo com publicação do site Diário do Poder, dois homens foram indiciados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, na sexta-feira (17), em um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo a estatal brasileira Petrobras, segundo comunicado oficial. O caso envolve pagamento de propinas a funcionários da Petrobras para obter contratos e já está sob investigação do FBI, a Polícia Federal norte-americana.

Os acusados são Glenn Oztemel, 64 anos, cidadão americano do estado de Connecticut, e Eduardo Innecco, 73 anos, cidadão ítalo-brasileiro, que responderão por conspiração, violações repetidas da Lei de Práticas de Corrupção no Exterior e lavagem de dinheiro.

O FBI está investigando as ramificações do esquema atual e os co-conspiradores dos indiciados. A operação também colocou em pauta o tema da corrupção na Petrobras, assunto que foi amplamente debatido na campanha eleitoral, tendo o ex-presidente Lula como protagonista.

Durante o pleito, Lula chegou a admitir que houve corrupção na estatal em seu governo, mas negou qualquer envolvimento próprio ou de agentes políticos de seu partido. Contudo, a Operação Lava Jato, da Polícia Federal, documentou amplamente a participação de membros do PT e aliados no esquema, o que gerou grandes repercussões na política brasileira.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo