CotidianoNotíciasSaúde

Divulgação dos dados da Covid-19 passarão a ser semanais

Os números da doença deixarão de ser informados diariamente a partir de 03 de março


Na 2ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) nesta sexta-feira, 17, o Ministério da Saúde afirmou que não fará mais a divulgação diária dos dados da Covid-19. A partir de 03 de março, os números e divulgação da doença serão atualizados semanalmente.

“Não há mais motivo para a notificação diária”, disse Jurandi Frutuoso, secretário executivo do Conass. De acordo com o comunicado, a mudança na periodicidade será para “otimizar” o trabalho das equipes de vigilância dos municípios, dos Estados e do próprio ministério. A alteração foi acertada com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e com Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, o Brasil registrou 120 mortes por Covid-19, na quinta-feira, 16. Até a data, haviam sido 698.014 vítimas com 36.970.513 mortes da doença no Brasil desde o início da pandemia. O país ocupa a 18ª posição do ranking mundial de mortes proporcionais pela doença, com 3.272 por milhão de habitantes.

O infectologista e diretor do Departamento de Imunizações do Ministério da Saúde, Eder Gatti, disse que 18 estado (66,7%) não atualizam os dados no fim de semana por conta de uma “demanda de recursos humanos necessária para viabilizar a medida”. Por essa razão existe uma flutuação dos números ao longo da semana, com picos geralmente na 3ª e na 4ª feira, e com queda durante o fim de semana.

“Os dados seguem sendo inseridos o quanto antes no sistema, mas a mudança é importante porque apenas 33,3% dos Estados, ou seja, 9 unidades federativas, realizavam o envio diário dos informes para o Ministério da Saúde”, declarou.

Ficou estabelecido que o primeiro informe semana dos dados do Covid-19 será publicado em 07 de março e a data final para envio da primeira remessa de dados pelos estados será de 06 a 07 de março, mas as bases de dados da Covid-19 no openDataSUS (no LocalizaSUS e no portal do Ministério) continuará com acesso livre.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo