EconomiaPolítica

À CNN Brasil, Lula afirma que pretende avaliar a autonomia do Banco Central


Em entrevista à CNN Brasil, Lula (PT) afirmou que o governo planeja avaliar a autonomia do Banco Central após o término do mandato do atual presidente da instituição, Roberto Campos Neto.

Segundo o mandatário, é importante avaliar se a independência do Banco Central trouxe benefícios para o país. Ele ressaltou que se a autonomia da instituição resultar em melhorias para a economia, então não haverá problema em mantê-la. Caso contrário, será necessário realizar mudanças.

O presidente frisou que o Banco Central não é independente, mas sim autônomo e possui compromissos com a sociedade brasileira, o Congresso Nacional e o próprio presidente da República. Ele destacou que a avaliação da autonomia do BC dependerá dos resultados que ela trouxe para o país. Se for positiva, não haverá mudanças. Caso contrário, serão feitas as alterações necessárias.

“Então, se tem uma lei que diz que o presidente do Banco Central precisa cumprir essas funções [meta da inflação], ele precisa cumprir, é a meta dele. Quando o presidente da República era responsável pelo BC, porque ele indicava, nós conversávamos. Quando se tinha que aumentar, aumentava, sem problema nenhum. Mas você precisava cuidar do outro lado”, declarou Lula.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo