Jovem Pan perde mais de R$800 mil em publicidades por apoiar Bolsonaro
A Jovem Pan tem sofrido sérias consequências financeiras de seu apoio a Jair Bolsonaro (PL) nos últimos anos, além de ser alvo de uma investigação do Ministério Público Federal (MPF).
Acusado de fomentar golpes e divulgar notícias falsas, o canal de notícias sofreu uma perda de R$ 837.747,28 com a perda de dois contratos publicitários em um mês.
Uma reportagem do Intercept Brasil revelou uma troca de e-mails entre executivos do Grupo Jovem Pan, lamentando a perda constante de receita publicitária, na segunda-feira (13). Esses documentos, de janeiro deste ano, mostram a insatisfação dos diretores da empresa.
Estes e-mails fazem parte de um processo aberto pela emissora no Tribunal de Justiça de São Paulo contra o movimento Sleeping Giants Brasil, que incentiva empresas privadas a deixarem de patrocinar veículos que promovam discursos de ódio.
Criado em 2020, o grupo Sleeping Giants Brasil é responsável pela campanha “Desmonetiza Jovem Pan”, que tem como objetivo pressionar os patrocinadores da emissora a cancelar seus contratos. Como resultado, duas montadoras de carros optaram por encerrar seus acordos com o canal de notícias nos últimos meses.
O Intercept Brasil teve acesso a um e-mail em que uma supervisora de mídia, que cuida da conta da Toyota no Brasil, solicitou a suspensão das propagandas previamente contratadas com a Jovem Pan. Como resultado, a emissora deixou de arrecadar R$ 109.113,28 com o término desse acordo.