Gleisi Hoffmann (PR), presidente nacional do PT, defendeu nesta quinta–feira (9) que a atuação do Banco Central deve seguir a “política aprovada nas urnas”. A deputada afirmou que discutir política monetária é necessário para o desenvolvimento econômico do país.
As declarações de Gleisi se alinham ao discurso crítico do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à atuação do BC. O petista também defendeu que não há necessidade de pedir licença para governar, pois o eleitorado brasileiro já deu o aval.
A deputada ainda cobrou que o presidente da instituição, Roberto Campos Neto, preste esclarecimentos às Casas Legislativas.
“Se ele está tão seguro de que isso é correto, deveria fazer um debate no Congresso Nacional”, disse.
A parlamentar ainda destacou que a taxa de juros do Brasil é um dos principais problemas. Segundo ela, a inflação elevada e a política monetária adotada estão jogando contra o crescimento, o emprego e o desenvolvimento econômico.
“Qual é o país no mundo que está com uma inflação dessas? Os juros nos EUA e na Europa são negativos. Isso vai trazer recessão, vai trazer desemprego. O país precisa de crescimento, de emprego. Não pode ter uma política monetária que jogue contra isso, não foi essa a política aprovada nas urnas”, enfatizou.