EconomiaNotíciasPolítica

Arthur Lira defende a autonomia do BC e diz que é “marca mundial”

Contrariando Lula, presidente da Câmara diz que o Congresso não voltará ao tema


A autonomia do Banco Central foi defendida pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, nessa quinta-feira, 09, em resposta as últimas declarações do presidente Lula criticando a gestão de Roberto Campos Neto, atual dirigente da entidade.

Lira frisou não há disposição do Congresso Nacional em rever o modelo de autonomia e atuação do Banco Central, pois o “Banco Central independente é uma marca mundial” e que o “assunto não retroagirá” no Parlamento.

“Eu tenho a escuta, a tendência do que a maioria do plenário pensa em relação à independência do Banco Central, que nesse assunto não retroagirá… O Banco Central independente foi o modelo escolhido pelo Congresso Nacional”, enfatizou o deputado, que participa de uma feira agropecuária no município de Cascavel, no Paraná.

Projetos de lei para determinar a independência da autoridade monetária tramitavam pelo Congresso Nacional desde a década de 1990 e a lei foi aprovada em 2021, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal pela maioria dos parlamentares, sendo sancionada pelo então presidente Jair Bolsonaro no mesmo ano.

Já no seu discurso de posse, quando da reeleição, Lira destacou a aprovação do texto como uma das realizações do primeiro biênio como presidente da Câmara. Igualmente, entre a maioria dos parlamentares, não há intenção de rever o modelo de autonomia e atuação do Banco Central.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo