Mercadante toma posse como presidente do BNDES
Nesta segunda-feira (6), Aloizio Mercadante foi empossado como presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Social, o que levou ao Rio de Janeiro a cúpula do governo federal e de outros poderes.
Mercadante, prometeu em seu discurso reajustar a Taxa de Longo Prazo (TLP), principal índice de juros adotado pelo banco.
“É muito importante compreender o seguinte: não queremos e não estamos reivindicando o retorno um padrão de subsídios como ocorreu no ano passado, mas uma taxa de juros mais competitiva, sobretudo para micro, pequenas e médias empresas. Atualmente a TLP apresenta enorme volatilidade e representa custo financeiro acima do custo da dívida pública federal, o que penaliza de forma desnecessária as micro, pequenas e médias empresas”, disse o agora presidente do Banco.
“Não pretendemos ficar disputando espaço com o sistema financeiro privado. Isso não é papel do BNDES: precisamos de parceria, e o BNDES pode contribuir para reduzir riscos, abrir novos mercados, alongar prazos e elaborar bons projetos para investimentos privados”, afirmou o ex-senador.