Terremoto de magnitude 7.8 atinge Turquia e Síria
Um tremor de magnitude 7.8 na escala Richter atingiu a região central da Turquia e deixou mais de 1000 mortes, até o momento. O terremoto também atingiu a Síria, segundo informações do Centro Sismológico Europeu Mediterrâneo.
Segundo relatos, o terremoto durou cerca de 1 minuto e meio e deixou um rastro de destruição nos dois países. Milhares de pessoas estão desaparecidas. Muitos prédios e casas desabaram, há muitos escombros e milhares de feridos.
Equipes de busca estavam no local quando um segundo tremor foi sentido na manhã desta segunda-feira (6), desta vez de 7.5 de magnitude. Estes foram os abalos sísmicos mais fortes da última década nesta região, que fica sobre várias placas tectônicas.
O governo turco anunciou que 45 países anunciaram que estão enviando ajuda humanitária e equipes para auxilio nas buscas. O tremor também foi sentido em Israel, Chipre e no Líbano.
“Até agora 912 cidadãos perderam a vida e 5.385 cidadãos ficaram feridos”, disse o líder da Turquia, pontuando também que 1.470 pessoas já foram resgatadas dos destroços. Na Síria foram mortes e mais 221 nas zonas sob domínio de rebeldes, o que resulta em 1.504 mortos até o momento.