O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) anunciou, nessa terça-feira, 31 que o deputado federal eleito por São Paulo, Guilherme Boulos, será o líder da bancada PSOL-Rede na Câmara dos Deputados.
Boulos foi eleito o deputado federal mais bem votado de São Paulo, com mais de um milhão de votos e vai suceder a sua colega Sâmia Bomfim.
Na liderança da bancada PSOL/Rede Sustentabilidade estarão Glauber Braga, Talíria Petrone, Chico Alencar, Tarcísio Motta, Henrique Vieira do PSOL do Rio de Janeiro; Luiza Erundina e Erika Hilton do PSOL de São Paulo; Fernanda Melchionna do PSOL do Rio Grande do Sul; Célia Xakriabá do PSOL de Minas Gerais e Túlio Gadêlha do Rede Sustentabilidade de Pernanbuco.
Duas parlamentares eleitas vão se licenciar para assumir ministérios: Marina Silva do Rede sustentabilidade de São Paulo no Ministério do Meio Ambiente e Sonia Guajajara do PSOL de São Paulo para o Ministério dos Povos Originários.
Guilherme Boulos foi o deputado federal eleito com mais votos em São Paulo, com 1.492.047 votos. É professor, bacharel em filosofia, psicanalista, ativista e escritor. Coordena o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Teto (MTST). Concorreu à Presidência da República em 2018, e a prefeito de São Paulo em 2020. Nesta segunda disputa, ele foi para o segundo turno, mas perdeu para Bruno Covas.