A partir de janeiro de 2023 o piso salarial dos professores passará de R$3.845,63, para R$4.420,55, um aumento de cerca de 15%. O Anúncio foi feito nessa segunda, 16, pelo ministro da Educação, Camilo Santana.
A portaria já havia sido divulgada em dezembro de 2022, ainda no governo de Jair Bolsonaro e foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira,17.
O reajuste passa a valer a partir do mês de janeiro deste ano, contrário ao desejo da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) que esperavam esse valor já a partir de dezembro passado, quando a portaria foi publicada. Porém, aos estados e municípios só é permitido conceder o reajuste após o Ministério da Educação oficializar a medida.
No ato da assinatura, o ministro da Educação, Camilo Santana declarou que “a valorização dos nossos profissionais da Educação é fator determinante para o crescimento do nosso país”.
Já o presidente da CNTE, Heleno Araújo, pontuou: “Como nós estamos já na segunda quinzena de janeiro, precisamos ganhar agilidade em termos de anúncio para quebrar a resistência desses maus pagadores e fortalecer a luta dos nossos sindicatos”.