NotíciasParanáPolítica

Ratinho Jr recua e colocará uma mulher na Secretaria da Mulher no Paraná


Quatro dias após nomear um homem como interino para chefiar a Secretaria da Mulher e da Igualdade Racial, o governador Carlos Roberto Massa Júnior anunciou nesta segunda-feira,16, a deputada federal reeleita pelo Paraná Leandre como chefe da pasta.

O governo estadual afirmou que a nomeação foi necessária “para dar andamento a questões burocráticas, já que a pasta foi desmembrada da a antiga Secretária de Justiça, Família e Trabalho”.

O ex-deputado estadual cassado Fernando Francischini e outros dois homens também foram nomeados para cargos de chefia. Na mesma função, apenas uma mulher foi indicada para a pasta.

Leandre Dal Ponte é deputada federal e foi reeleita para o terceiro mandato em 2022. Ela já foi procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados e atualmente ocupa o cargo de procuradora adjunta. Uma das suas marcas é o trabalho pela criação de procuradorias da mulher nos legislativos paranaenses, assim como na Assembleia Legislativa do Estado. Atualmente, cerca de 100 municípios paranaenses contam com Procuradoria da Mulher ativa, fortalecendo as redes de proteção à violência contra as mulheres.

Na Câmara dos Deputados, também presidiu a Comissão Externa do Envelhecimento Saudável e participava como titular da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CIDOSO) e Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF). No Congresso Nacional, preside a Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância e compõe as frentes parlamentares em Defesa dos Direitos da Mulher, em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas, em Defesa dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, e em Defesa dos Povos e Comunidades Tradicionais com Participação Popular.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo