Distrito FederalNotíciasPolítica

Ex-chefe da Polícia Militar do Distrito Federal diz que Exército impediu prisões

Segundo Fabio Augusto Vieira o Exército chegou a impedir duas vezes a ação da PM para desmontar o acampamento


O ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) Fabio Augusto Vieira, preso por suposta omissão em relação as manifestações na praça dos Três Poderes, disse em depoimento à Polícia Federal (PF), que o Exército impediu prisões no acampamento em frente ao quartel general, ainda na noite do último domingo, 08.

No seu depoimento, Vieira afirmou ter encontrado o diretor de Operações da PM, coronel Jorge Naime, durante os acontecimentos, apesar de ele estar de férias e que “teria vindo desse departamento da corporação informações de que não haveria risco nos atos que estavam em andamento no dia 8.”

Segundo Vieira, o departamento da PM comandado por Jorge Naime “informou que a situação estava OK, que o efetivo empregado era o necessário de acordo com as informações de inteligência que eles tinham”.

O Ministério Público Federal (MPF) abriu investigação contra o alto comando da PM do DF para apurar eventual omissão. O coronel Jorge Naime está entre os nomes citados pelo MPF, que pediu seu afastamento — ele foi exonerado do cargo após a intervenção federal na segurança do Distrito Federal.

Vieira citou uma determinação sobre a instauração de um inquérito por parte da Corregedoria da PM contra um major da reserva da PM chamado Claudio Santos que estava presente no acampamento.

Vieira teria informado ao comandante Militar do Planalto, general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, sobre o plano de fazer as prisões no setor militar urbano, onde fica o Quartel-general e o terreno que abrigou o acampamento.

Dutra é quem teria ligado para o ex-comandante logo após policiais retomarem os prédios dos manifestantes. “Foi marcada uma reunião em frente à Catedral Rainha da Paz, e o Exército já estava mobilizado para não permitir a entrada da Polícia Militar”, disse Vieira, segundo o documento da oitiva.

À PF, Vieira falou sobre a proteção das Forças Armadas aos manifestantes. O Exército chegou a impedir duas vezes a ação da PM para desmontar o acampamento, segundo o ex-comandante.

“A PMDF chegou a mobilizar cerca de 500 policiais militares para desmontar o acampamento, mas o Exército entendeu que era melhor eles fazerem essa desmobilização utilizando seus próprios meios”, consta no depoimento.

 




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo