Presidente Joe Biden emite “declaração desastre” na Califórnia e Alabama
Estados são afetados por tempestades de inverno inundações, deslizamentos de terras e falhas de energia.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, aprovou neste domingo,15, uma declaração de desastre para a Califórnia e para o Alabama. Estes foram os dois estados mais afetados nas últimas semanas por fortes tempestades e já provocaram a morte de pelo menos 19 pessoas.
A declaração de desastre representa um nível acima da declaração de emergência e permite disponibilizar recursos federais para a população atingida e recuperação das áreas afetadas.
Tal como foi referido na declaração da Casa Branca, esta ajuda “pode incluir subvenções para habitação temporária e reparações domésticas, empréstimos a baixo custo para cobrir perdas patrimoniais não seguradas, bem como assistência a proprietários de empresas.”
O governo americano não exclui a possibilidade de ampliar a designação de ajuda federal para outras áreas uma vez concluídas as avaliações da situação em todo país. Desde o fim do ano passado, os dois estados têm sofrido fortes tempestades de inverno que provocaram inundações e deslizamentos de terra.