URGENTE: PGR envia ao STF pedido de investigação contra Ibaneis, Torres e secretários
Lindôra Araújo, vice-procuradora-geral da República, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o pedido de abertura de inquérito contra Ibaneis Rocha (MDB), governador afastado do Distrito Federal, Anderson Torres, ex-secretário de Segurança do DF e ex-ministro da Justiça, Fábio Augusto Vieira, ex-comandante-geral da PMDF, e Fernando de Sousa Oliveira, secretário-executivo da Secretaria de Segurança do DF, por suposta omissão diante dos atos do dia 8 de janeiro.
A vice-PGR sugeriu um inquérito próprio aos quatro, que tinham foro privilegiado no momento das invasões, pois o inquérito deverá ter um grande número de investigados após as prisões de domingo e os presos nos acampamentos instalados nos QGEX.
Lindôra aponta que há “indícios graves do possível envolvimento do Governador do Distrito Federal e de seus Secretários (titular e interino), bem assim do Comandante Geral da Polícia Militar, em verdadeiro atentado ao Estado Democrático de Direito”.
Ela ainda cita o interventor federal, Ricardo Cappelli, que afirmou que houve uma “operação estruturada de sabotagem”, além de abrir espaço para que o ministro da Justiça aponte os crime dos quatro indicados e a manifestação de Capelli.