URGENTE: Canditados a herança eleitoral de Bolsonaro já se movimentam, diz jornal. Veja quem são
Desde que o agora ex-presidente Jair Bolsonaro embarcou para os Estados Unidos, vários políticos vem tentando se posicionar para ocupar seu lugar como líder da direita, o que fez renascer nos brasileiros o patriotismo e cuidado com quem assume o poder. Segundo a revista Veja, alguns nomes já tentam um destaque para ocupar a posição de Bolsonaro em 2026.
O senador eleito Hamilton Mourão, sempre tentou se colocar em uma posição de destaque entre o eleitorado de direita. Desde as eleições, o ex-vice-presidente vem usando as redes sociais para criticar decisões do judiciário e, com isso, ganhar mais votos futuramente, No último dia do ano, Mourão fez um pronunciamento pontuando as entregas do governo Bolsonaro e um alerta aos “abusos” de integrantes de outros poderes.
Outro forte nome é Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo. Teve um grande destaque ao longo de todo o governo de Jair Bolsonaro, sempre elogiado pelo ex-mandatário e com fortes críticas a Lula e ao PT, o que faz ganhar ainda mais eleitores caso pense em tentar o Planalto em 2026.
Sergio Moro é um nome controverso em meio a direita. Sua saída do governo logo no início de 2020, fez o ex-juiz ser fortemente atacado tanto pela direita quanto pela esquerda. Mesmo com controvérsias, Moro se elegeu senador pelo Paraná e manteve apoio à Bolsonaro, sempre com a pauta anticorrupção como destaque.
Vários nomes ganham destaque, mas o principal, e provavelmente o mais forte, é o de Michelle Bolsonaro. A ex-primeira-dama se manteve discreta ao longo de todo o governo, sempre engajada em causas sociais, mas ganhou grande força durante o período de campanha eleitoral. A sempre calada e discreta, deu lugar à oradora de discursos fortes que levava multidões mesmo sem a presença do marido.
Antes de qualquer nome que substitua Jair Bolsonaro, é preciso saber se ele permanecerá na política ou se pretende se aposentar. Isso ele ainda não informou. O que se sabe é que, mesmo em férias, Bolsonaro arrasta multidões até mesmo fora do Brasil. O Partido Liberal ainda aguarda um posicionamento do ex-presidente, mas já trabalha com um “Plano B”, segundo a Veja, pois não poderá perder a herança eleitoral de Bolsonaro.