Após pressão de Celina Leão, Randolfe retira proposta de extinção do FCDF
Conforme noticiamos, o senador Randolfe Rodrigues (REDE), apresentou um projeto de emenda à constituição (PEC) que propõe a extinção do Fundo Constitucional do Distrito Federal, que custeia toda a segurança pública da capital federal, além de contribuir para a saúde e educação. Após a vice-governadora eleita Celina Leão (PP-DF) afirmar em suas redes sociais que não permitiria, já que isso causara grande dano aos cofres do GDF, o senador retirou a proposta para reavaliação.
Além de Celina, vários parlamentares distritais fizeram críticas contra o projeto, alguns chamaram a proposta de “criminosa, insana e inaceitável”.
Randolfe justificou sua proposta: “Não se desconhece a relevância do FCDF. Contudo, concebe-se que ele teve sua importância histórica nos primórdios da redemocratização do país, em que foi necessário o fortalecimento do aparato estatal no Distrito Federal, escolhido como o lócus para a capital do país e seus intrínsecos efeitos econômicos. Mais de 30 anos depois da previsão constitucional do fundo e passados 20 anos de sua instituição legal, inclusive para setores não inicialmente previstos pelo legislador constituinte, entende-se que ele cumpriu o seu papel de fortalecer a prestação de serviços públicos no Distrito Federal, que é hoje uma das unidades da Federação com maior renda per capita e com maior IDH, além de menores índices de criminalidades”.
Após a pressão sofrida por parlamentares e políticos do DF, a assessoria de Randolfe afirmou que ele retirou a PEC para reavaliação.