Em carta aberta, astrofísico Neil deGrasse Tyson exalta ciência brasileira
“Vocês tem os recursos e o legado para liderar toda a América Latina, se não o mundo, no que um país do futuro deveria ser — no que um país do futuro deveria aspirar a ser”, diz o famoso astrofísico Neil deGrasse Tyson sobre o Brasil em uma carta aberta publicada em seu site na sexta (30).
Exaltando o potencial da ciência brasileira, Tyson questiona o porquê de o conhecimento brasileiro não receber o devido destaque. Citando que o Brasil é berço de Santos-Dumont, que inventou o avião; do primeiro astronauta sul-americano a ir ao espaço, que é o atual ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes; da produtora de aeronaves Embraer e de um setor de agricultura repleto de tecnologia, o astrofísico pergunta por que o país não alardeia pelo mundo a “tecnologia brasileira”.
Relembrando os níveis baixos da educação brasileira, o cientista sugere que, se o Brasil apoiar suas indústria de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, “os sonhos dos alunos em toda a cadeia educacional não terão limites”.
No início da carta, Tyson afirma que nunca teve a oportunidade de vistar o Brasil, mas que tem pensado com bastante frequência sobre o país.
Pelo Twitter, o ministro Pontes respondeu dizendo que “amou” a carta de Tyson. Em vídeo, ele convidou o cientista para conversar e ajudar a promover a ciência no Brasil.
O texto foi escrito originalmente em 10 de setembro e publicado no site do Planetário Hayden, instituição pública norte-americana dirigida pelo astrofísico, mas viralizou no Twitter após Tyson publicar o texto na rede, segundo a CNN.