Nereu Crispin (PSD-RS) aciona STF para tentar barrar a “CPI do Xandão”
O deputado federal Nereu Crispim (PSD-RS) entrou com uma ação no STF pedindo a suspensão imediata da tramitação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Abuso de autoridade, apelidada nos bastidores da Câmara de ‘CPI do Xandão’.
Crispim aponta que a criação da CPI é inconstitucional e ilegal por supostamente violar cláusulas pétreas da Constituição, além de atentar contra a separação de Poderes. O parlamentar ainda acusa Marcel van Hattem (Novo-RS), autor do pedido da CPI, de legitimar e incentivar os “atos antidemocráticos”.
“Dentre tantos baderneiros e insatisfeitos com o resultado (das eleições), comunico notícia da ocorrência de crime, em tese, praticado pelo Deputado Federal Marcel Van Hattem que se utilizando do cargo e de instrumentos legislativos e de suas redes sociais, comete atos de incitamento a animosidade entre as Forças Armadas e os poderes constitucionais e outras instituições que tomaram decisões para garantir a lei e a ordem durante e após as eleições, para garantir o direito de ir e vir, o desbloqueio das rodovias e espaços públicos, para coibir a divulgação de fake news e para identificar financiadores e suspender o financiamento de atos violentos, antidemocráticos hoje já se considerando, como divulgado pela imprensa, como atos terroristas”, consta no pedido do deputado gaúcho.
Um deputado, que não quis se identificar, diz estar chocado com atitude do deputado Crispin (PSD-RS) por tentar essa articulação para barrar a Comissão. O deputado afirmou o “corno do Bivar” sem explicar o motivo do adjetivo dado a Nereu.