Política

Moraes convoca reunião com comandantes da PM e Mourão afirma que Brasil está em “estado de exceção”


O ministro Alexandre de Moraes, do STF, convocou uma reunião com os comandantes-gerais de todas as Polícias Militares, nesta quarta-feira (23) em Brasília, para saber as ações adotadas pela segurança pública durante as eleições, além de debater protocolos que serão adotados para os próximos pleitos. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo.

Ainda segundo a publicação, o Palácio do Planalto considerou a convocação um “desrespeito ao pacto federativo e investida inconstitucional de Moraes sobre as polícias que são subordinadas aos governadores”.

O vice-presidente, general Hamilton Mourão (PRTB), pediu um estudo à sua assessoria jurídica para impedir a reunião, por acreditar que há um “estado de exceção” provocado pela Justiça, já que o período  eleitoral já foi encerrado e a Polícia Militar não pode ser usada para tentar conter os bloqueios em rodovias federais, por ser uma atribuição da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

“A título de combater manifestações conceituadas como antidemocráticas, as decisões judiciais do ministro Alexandre de Moraes têm suspendido direitos fundamentais outorgados na Constituição”, contesta Mourão.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo