Disney diz não às “pautas de gênero” e demite CEO da empresa
Bob Chapek, diretor-presidente da Disney há dois anos, foi demitido. Ele foi o responsável por implantar tanto na programação quanto nos recursos humanos da empresa, políticas de ideologia de gênero e cotas raciais. A demissão foi anunciada pelo conselho de administração da Disney, presidido por Susan Arnold, na noite de domingo (20).
A nota da empresa informa que Bob Iger volta ao comando da empresa. Ele presidiu o conglomerado de empresas Disney por 15 anos e saiu em 2020. O comunicado afirma que a empresa “embarca em um período cada vez mais complexo de transformação da indústria, Bob Iger está em uma posição única para liderar”.
Enquanto Chapek foi diretor-presidente, as bolsas de valores de Wall Street expressaram constante preocupação com o aumento de gastos da empresa e com a queda as ações, que foram cerca de 41%.
Já na ‘era Iger’, a Disney adquiriu as empresas Pixar, Marvel, Lucasfilm e 21st Century Fox e lançou os serviços de streaming Disney+ e ESPN+, o que valorizou sua imagem no mercado.