Notícias

GDF: Ibaneis assina protocolo para regularização de 13 mil imóveis em Vicente Pires


O governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou, na manhã desta quinta-feira (29/10), protocolo de intenções para regularização fundiária das glebas 2 e 4, em Vicente Pires, pertencentes à União. A assinatura, fruto de parceria do Governo do Distrito Federal (GDF) com o Ministério da Economia, tem por objetivo formalizar a cooperação proativa e levar cidadania e dignidade à população da região administrativa.

“Nós ainda temos o setor do Lago Azul, que precisa avançar da regularização, a questão da Fazenda Sálvia e algumas áreas da União que ainda estão sendo trabalhadas e vão ficar mais adiante um pouquinho, porque são áreas rurais […] Nós temos aí um projeto que é muito importante, que é o projeto da Rodoferroviária, onde existe um masterplan já em análise, para que a gente possa também transformar em um local de habitação para as pessoas, principalmente classe média e classe alta naquela região”, ressaltou.

Na saída da cerimônia, o governador disse à imprensa que o acordo “significa a dignidade de milhares de famílias de Vicente Pires”. “Esse documento agora permite que, em pouco tempo, as famílias que ali residem e que ainda não receberam as suas escrituras possam recebê-las das mãos do Governo do Distrito Federal”, salientou o titular do Palácio do Buriti.

O secretário Mateus Oliveira disse que se trata de uma conjugação de esforços para se chegar à titulação da propriedade aos moradores da região que já ocupam essas áreas.

“As glebas 2 e 4 são terras da União. Toda infraestrutura já vem sendo instalada. A infraestrutura já chega a 90% de obras concluídas, e os próximos passos são relativamente rápidos”, disse o integrante da Seduh.

O administrador de Vicente Pires, Daniel de Castro, afirmou ao Metrópoles que a assinatura do acordo representa um avanço “extraordinário” para os moradores da região administrativa.

“Hoje, graças a Deus, nasce o novo horizonte para todos os moradores. Quando ele fala em 13 mil famílias, está falando dos lotes 2 e 4. Não podemos esquecer que os lotes 1 e 3 já foram regularizados e contemplam mais umas 10 mil famílias. Então, nós falamos em mais de 20 mil famílias que terão seu título na mão, sua escritura, seu documento”, enfatizou.

Segundo o presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab), Wellington Luiz, a ação conjunta tem como objetivo efetivar a regularização fundiária dos trechos 2 e 4 de Vicente Pires ainda no primeiro semestre de 2021.

“O trecho 4 é de responsabilidade da Codhab, porque é uma área de interesse social. Portanto, nós vamos atuar de forma muito rápida para que a gente possa atender as necessidades dessas pessoas, inclusive levando infraestrutura, equipamentos e tudo aquilo que aquelas famílias precisam e merecem”, declarou.

“A regularização já está em andamento, então a gente pode ter uma previsão mais otimista. Acreditamos que no primeiro semestre do próximo ano todo esse processo estará concluído. Obviamente que nós vamos avaliar, fazer um levantamento socioeconômico de todas as famílias, para que a gente possa realmente atender sem que haja qualquer questionamento dos órgãos fiscalizadores”, concluiu.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo