“Todas as operações da empresa podem ser demonstradas às autoridades”, consta na auditoria entregue ao TSE pela campanha de Bolsonaro
A campanha do presidente Jair Bolsonaro anexou ao relatório entregue ao TSE, na noite desta terça-feira (25), a auditoria que apurou as mais 154 mil inserções de rádio a menos que a do ex-presidente Lula. O documento foi entregue em menos de 24 horas, conforme prazo estipulado pelo presidente da Corte Eleitoral, Alexandre de Moraes.
Quem assina o documento é Anacleto Angelo Ortigara, Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. O documento afirma que “há fidedignidade dos dados citados, bem como que, todas as formas de operações da empresa Audiency Brasil Tecnologia Ltda, podem ser demonstradas a qualquer tempo às autoridades competentes.”
Segundo a metodologia usada, a Audiency cria um algoritmo/código que faz a captura do áudio emitido em tempo real pelo streaming público das emissoras de rádio, transformando-o em dados binários, que são processados e comparados com áudios cadastrados no banco de dados da plataforma por espelhamento. A armazenagem em banco de dados, com guarda dos dados pós-processados possibilitam, inclusive, buscas retroativas, informa o site O Antagonista.
“A esse processo de acompanhamento chamamos de checking de mídia ou auditagem de campanha e é ele que nos assegura o controle das veiculações da campanha, verificando o número de publicações ocorridas“, explica Anacleto em documento anexado à petição inicial. “Para que se realize esse acompanhamento, é fundamental termos dados que balizem as análises, e esses dados, quando devidamente tratados, abastecem um completo banco de dados com informações estratégicas importantíssimas, que permitem ao anunciante e sua agência avaliar a qualidade e eficácia de sua campanha publicitária, e o retorno do investimento realizado”, consta no documento.
A empresa Audiency se colocou à disposição para realizar uma demonstração do sistema, tanto em tempo real quanto off line, além de se dispor a responder todas as questões de natureza técnica ao TSE e disponibilizado o acesso com login e senha a técnicos e/ou profissionais da Corte que forem designados para a realização dos testes.
A campanha de Jair Bolsonaro também apresentou dez pastas de arquivos de mídia com gravações da programação das rádios Extremo Sul, Povo, Clube, Viva Voz, 89 FM, Bispa FM, Hits FM e Integração, que comprovam a não veiculação do número correto de inserções da campanha.
“Segue link de acesso público da plataforma google drive, por meio do qual o digno Relator, sua assessoria ou o corpo técnico do Tribunal, poderão ter amplo e irrestrito acesso a todos os dados referentes à veiculação de inserções de rádio, que balizaram o estudo técnico apresentado, incluídos aqueles expressamente referidos na decisão ora em exame”, afirma trecho da petição.