O Globo repudia censura do TSE contra veículos de imprensa
O jornal O Globo publicou um editorial nesta terça-feira (11) afirmando que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) “foi longe demais”, referindo-se à censura imposta contra os veículos de imprensa O Antagonista, Jovem Pan e Gazeta do Povo, na semana passada.
A campanha eleitoral de Lula (PT) acionou a Corte Eleitoral para que esses sites removam publicações que contém informações que supostamente sujam a imagem do candidato, promovendo propaganda eleitoral negativa, apesar de todas as informações publicadas serem verídicas.
“Está cada vez mais evidente que, no afã de combater a desinformação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vem cometendo exageros que configuram censura descabida a veículos de imprensa, proibida pela Constituição”, afirmou O Globo, que ainda pontuou que o combate à desinformação não pode interferir no trabalho de jornalistas.
“Não é papel da Corte julgar a qualidade dos veículos de imprensa, muito menos censurá-los preventivamente apenas por causa de um título malfeito, nem mesmo pela eventual publicação de informações erradas, que podem perfeitamente ser corrigidas. As partes que se sentirem ofendidas deveriam acionar a Justiça comum, onde os veículos têm o direito de se defender, caso já não tenham reparado o próprio erro. O inaceitável é confundir o trabalho jornalístico — mesmo ruim — com a desinformação deliberada que em geral emana das campanhas eleitorais”, afirmou o jornal.
Ufa, levaram um choque de realidade…