Notícias

“Acho que precisa de uma nova abordagem”, diz Bonner sobre debates presidenciais


William Bonner, jornalista da TV Globo que mediou o último debate entre os candidatos à Presidência da República, afirmou à coluna de Ancelmo Gois, no jornal Globo, que o embate “inaugurou um novo tempo, em que candidatos sem nada a perder podem se dedicar a sabotar a dinâmica previamente combinada”.

Por várias vezes Bonner repreendeu Padre Kelmon, candidato do PTB, principalmente durante discussão com Lula (PT).

“A verdade é que o nível de tensão desses debates presidenciais tem aumentado a cada eleição. E não é uma coincidência que isso se dê simultaneamente com o surgimento e o crescimento das redes sociais. A intolerância belicista que elas alimentam se dissemina para fora do universo digital, virtual. E é claro que a política é o ambiente para a tempestade perfeita. Mas nós estamos aprendendo todos os anos. Todos os dias”, disse o jornalista.

“Pessoalmente, acho que esta questão terá que ser abordada de agora em diante, no sentido de preservar o valor de um debate entre candidatos para o esclarecimento dos eleitores. Hoje, a lei eleitoral obriga as emissoras a convidar candidatos de partidos que tenham ao menos meia dúzia de parlamentares. Isso aumenta muito o número de participantes. Talvez seja o caso de estabelecer uma regra que aumente a exigência de representatividade política para que um candidato participe dos debates”, defendeu Bonner.




Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo