Moraes escolhe Bruno Dantas, apadrinhado de Calheiros e amigo de Lula, para parceria entre TCU e TSE nas eleições
O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), esteve nesta segunda-feira (26) em uma visita ao presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas. O encontro foi para tratar da auditoria das urnas eletrônicas durante o primeiro turno das eleições.
Dantas é apadrinhado por Renan Calheiros, e participou de um jantar em homenagem ao ex-presidente Lula (PT), no final de dezembro de 2021. Ocasião na qual ele se mostrou bem a vontade entre os esquerdistas.
O TCU, representado por Dantas, vem analisando a integridade das urnas eletrônicas e deu parecer favorável à segurança e aos protocolos de segurança adotados pela Corte Eleitoral, além de realizar uma outra auditoria paralela em 4.161 urnas usadas durante o primeiro turno.
“Por ofício, nós requisitaremos do TSE os boletins de urnas físicos. Nós queremos o boletim de urna físico que foi afixado na porta de cada seção eleitoral, no momento em que se encerra a votação. Então, o TSE enviará para o tribunal e isso pode levar alguns dias. Porque imaginem, o sorteio pode indicar por exemplo uma seção eleitoral em um município distante do Amazonas”, afirmou Dantas.