The New York Times publica artigo questionando limites do STF
Nesta segunda-feira (26), o tradicional jornal norte-americano The New York Times publicou um artigo intitulado “Para defender a democracia, a Suprema Corte do Brasil está indo longe demais?”, em tradução livre, com uma foto do ministro Alexandre de Moraes ilustrando a publicação.
A polêmica operação da Polícia Federal contra os empresários apoiadores do presidente Jair Bolsonaro é usada como ilustração de como vem agindo a Suprema Corte brasileira
“Foi uma demonstração crua de força judicial que coroou uma tendência em formação: a Suprema Corte do Brasil expandiu drasticamente seu poder para combater as posições antidemocráticas de Bolsonaro e seus apoiadores”, aponta o artigo reportagem.
“No processo, de acordo com especialistas em Direito e governo, o tribunal tomou seu próprio rumo repressivo”, diz o jornal.
O artigo explana a a preocupação de juristas diante das várias ilegalidades na atuação do STF, que conta com o apoio de “líderes políticos de esquerda e grande parte da imprensa”, supostamente contra “a ameaça singular representada por Bolsonaro”.
“Muitos juristas dizem que as demonstrações de força de Moraes, sob a bandeira de salvar a democracia, está ameaçando empurrar o país para uma queda antidemocrática”, declara o jornal.
“Em muitos casos, Moraes agiu unilateralmente, encorajado por novos poderes que o tribunal concedeu a si mesmo em 2019 que lhe permitem, de fato, atuar como investigador, promotor e juiz ao mesmo tempo em alguns casos”, pontuou o NYT.