Notícias

Sumiço de carro oficial em Nova York leva governo brasileiro a emitir nota de protesto ao governo norte-americano


O sumiço do carro oficial que conduziria o presidente Jair Bolsonaro até a sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, na última terça-feira (20), conduz o governo brasileiro a se manifestar por meio de uma nota de protesto junto ao governo norte-americano.

De acordo com informações veiculadas pelo Diário do Poder, devido o contratempo, Bolsonaro decidiu ir a pé até a ONU, onde proferiria o discurso de abertura da Assembleia Geral.

O Ministério das Relações Exteriores declarou que os veículos da comitiva presidencial brasileira foram entregues ao Serviço Secreto americano na tarde de do dia 19, véspera da Assembleia. Às 6h da terça (20), o Serviço Secreto saiu com os veículos do hotel para realizar a varredura antibombas, e não retornou a tempo.

O Itamaraty também se manifestou informando que o Serviço Secreto disponibilizou apenas uma tenda para a verificação de segurança dos veículos, em vez de duas, como tradicionalmente ocorria. “Várias delegações ficaram paradas mais de 2:30 horas aguardando a vistoria e também tiveram que cancelar reuniões e compromissos previamente agendados em razão do atraso do Serviço Secreto”, confirmou o ministério.

O governo americano exige que os carros dos comboios presidenciais passem por uma vistoria antibombas antes de adentrar o prédio da ONU, que fica a menos de 2 km do hotel Omni Berkshire Place, onde a comitiva presidencial estava hospedada.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo