Eleições

Eleições 2022: TCU fará conferência aleatória de boletins em 4.161 urnas eletrônicas


Uma parceria entre o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), vai promover a seleção de forma aleatória de 4.161 urnas eletrônicas em operação no dia da votação, para checar resultados com os boletins de urnas. Serão 577.125 urnas disponíveis para votação das Eleições 2022, incluindo a reserva técnica do TSE.
 
Vias impressas dos boletins de urna serão coletadas nas sessões eleitorais por auditores do TCU, que estarão nas capitais dos estados e no Distrito Federal. Os profissionais vão comparar a informação do documento físico com os dados disponibilizados pelo TSE na rede. Em seguida, o TCU atestará que a informação exposta ao público na seção eleitoral é a mesma que é totalizada pelo TSE e que compõe o resultado final da eleição.
 
Em nota, o tribunal eleitoral disse que as vias impressas dos BUs (Boletins de Urna) serão “buscadas nas seções eleitorais por auditores do TCU, que estarão nas capitais dos Estados e no Distrito Federal, para que possam comparar a informação do documento físico com a disponibilizada pelo TSE na rede”.
 
O objetivo da ação é bater os extratos de votação com os dados que são enviados ao TSE. “Com essa ação, o TCU atestará que a informação exposta ao público na seção eleitoral é a mesma que é totalizada pelo TSE e que compõe o resultado final da eleição”, afirmou a Justiça eleitoral.
 
Representantes do Ministério da Defesa que acompanham os preparativos da eleição indicam também que os militares pretendem fazer a verificação dos boletins.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo