Eleições

Eleições 2022: Por meio de projeto, TSE se propõe atender sugestão das Forças Armadas para urnas eletrônicas


Após reunião com o Ministério da Defesa, ficou definido que, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), vai apresentar uma proposta para usar biometria dos eleitores no teste de integridade. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (31), no encontro entre o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que também preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O teste de integridade das urnas foi apresentado na segunda reunião entre o Paulo Sérgio Nogueira e Alexandre de Moraes, onde discutiram “aperfeiçoamento da segurança e transparência do processo eleitoral”.

O projeto que ainda é considerado piloto tem como objetivo prestar um suporte para a fiscalização do sistema eleitoral nas eleições. As Forças Armadas apresentaram a sugestão como membro da Comissão de Transparência Eleitoral.

Em nota, o TSE destaca sobre “a importância da manutenção da realização do Teste de Integridade que ocorre desde 2002, como mecanismo eficaz de auditoria foi ressaltada por ambas as áreas técnicas”.

Além do projeto piloto que prestará um suporte com uso da biometria que teve o reconhecimento pelo ministério quanto ao êxito dos testes de verificação das urnas eletrônicas, também ficou definido que haverá a divulgação dos boletins de urna pelo TSE, o que permitirá “a conferência e totalização dos resultados eleitorais pelos partidos políticos e entidades independentes”.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo