Notícias
Bolsonaro questiona Lula: Quer voltar ao poder pra quê? Para continuar fazendo a mesma coisa na Petrobras?
De acordo com as regras do debate dos presidenciáveis promovido neste domingo (28), pela emissora Band, o candidato Jair Bolsonaro (PL) foi o primeiro a fazer a pergunta, e a direcionou ao candidato petista Lula, explanando sobre os escândalos de corrupção na Petrobras.
A Petrobras ao longo de 14 aos de PT se endividou em aproximadamente em 900 bilhões de reais […]. Esses 900 bilhões de reais daria para fazer 600 vezes a transposição do Rio São Francisco, ou seja, o povo nordestino sofreu por falta d’água por causa de corrupção do seu governo. Esse montante é equivalente a 120 vezes o orçamento do ministério da Infraestrutura. Estou falando isso para que se tenha noção do tamanho da corrupção somente na Petrobras, e delatores devolveram 6 bilhões de reais, ou seja, corrupção houve, argumentou Bolsonaro e, na sequência, questionou: “o senhor que voltar Quer voltar ao poder pra que? Para continuar fazendo a mesma coisa na Petrobras?”.
Lula respondeu: “acho que de vez em quando a gente tem que acreditar de que nada acontece por acaso. Era preciso ser ele pra me perguntar, e eu sabia que essa pergunta viria. Acho que isso é importante porque as pessoas precisam saber de que inventar inverdades não vale a pena na televisão. Citar números que são mentirosos também não compensa na televisão. Acho que é importante a gente citar o seguinte: não teve nenhum presidente da república que fez mais investigação para que se apurasse corrupção nós fizemos, e é importante deixar claro que nós fizemos um portal da transparência, fiscalização da Seju, a Lei de acesso à informação, a Lei anticorrupção, a Lei contra o crime organizado, a Lei contra a lavagem de dinheiro, colocamos um combate à corrupção e fizemos um Coaf funcionar e a movimentação de contas bancárias atípicas […] Tudo que foi eu, nós fizemos em nosso governo.
Pela resposta do petista foi possível identificar que respondeu tudo, menos a pergunta do candidato Bolsonaro tanto que o candidato pelo Partido Liberal argumentou: “segundo o Palocci, tudo no seu governo foi aparelhado, exceto o Banco Central. Então se todo mundo fazia mal feito e roubava e desviava só o presidente [Lula] não sabia. O Palocci conclui na sua delação premiada que foi lhe reservada uma conta no exterior de 300 milhões de reais, que o senhor recebia pacotes dele mesmo, de 50 mil reais a título de propina. O seu governo foi marcado pela cleptocracia, ou seja, um governo feito a base de roubo, e essa roubalheira eram para conseguir apoio dentro do parlamento, não era apenas para o ex-presidente Lula, era para ele [Palocci] conseguir apoio no parlamento, assim sendo, nada justifica essa resposta mentirosa que você deu nessa questão. Sim, o seu governo foi o governo mais corrupto da história do Brasil”.