Eleições

PT consegue impedir, na justiça, divulgação de pesquisa DataFolha na Bahia


Paulo Sérgio Barbosa de Oliveira, juiz do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, atendeu, em partes, um pedido do candidato a governador Jerônimo Rodrigues (PT) contra o Instituto Datafolha, proibindo de divulgar dados o cargo de presidente da República da pesquisa.

Segundo a decisão de Oliveira, a pena de pagamento de multa diária de R$ 20 mil, em caso de descumprimento por parte do instituto. Porém manteve a divulgação de dados para governador e senador.

Na ação, o partido argumentou que o levantamento contém “inconsistências” e que houve “indução ao erro” nos questionamentos levados aos eleitores, além de afirmar que foram incluídas erroneamente perguntas sobre a disputa para a Presidência.

O PT ainda questionou a “ausência”, no registro da pesquisa, do plano amostral e das ponderações “quanto a gênero, idade, grau de instrução, nível econômico da pessoa entrevistada e área física de realização do trabalho a ser executado”.

Em nota, o Datafolha afirmou que a ação do partido é uma “censura” e que cumpriu todas as regras de registro estabelecidas pelo TSE”.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo