Bolsonaro assina decreto autorizando uso das Forças Armadas nas eleições
O Diário Oficial da União publicou, nesta sexta-feira (12), o decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro autorizando o uso das Forças Armadas nas eleições. Essa é uma medida de praxe do processo eleitoral que tem como objetivo de contribuir para “garantia da votação e da apuração”.
Consta no decreto que o Tribunal Superior Eleitoral vai determinar os locais de atuação e o período que as Forças Armadas ficarão à disposição do processo.
O TSE avalia atender a duas de três sugestões das Forças Armadas relacionadas às urnas eletrônicas, segundo publicação do jornal O Estado de S. Paulo.
A primeira é a publicação de arquivos de dados dos boletins das máquinas, com os votos registrados e apurados em cada aparelho. Eles serão divulgados on-line na íntegra, criando uma base de dados pública na internet.
As Forças Armadas também solicitaram que a urna modelo 2020, a ser usada nestas eleições, passasse por um teste de integridade pública, mas essa solicitação será parcialmente atendida pelo TSE.