Marlene Engelhorn, uma austríaca de 30 anos, abriu mão de R$ 20 bilhões. Ela é herdeira da multinacional BASF e anunciou que pretende doar 90% de sua fortuna.
“Na minha opinião, isso não é uma questão de vontade, mas uma questão de justiça”, declarou Marlene, que também defende o aumento de impostos para os mais ricos.
“O 1% mais rico das famílias austríacas possui quase 40% de todos os ativos. Nas nossas sociedades, a riqueza individual está estruturalmente ligada à pobreza coletiva”, afirmou ela.
Marlene é descendente de Friedrich Engelhorn, fundador da empresa química BASF em 1865. Segundo a Forbes, o patrimônio da família é avaliado em US$ 4,2 bilhões. A herdeira anunciou que doaria a maior parte de sua fortuna depois que a avó, Traudl Engelhorn-Vechiatto, de 95 anos, revelou os planos para a herança da família.
“Minha avó me deu uma enorme liberdade de ação, que agora eu gostaria de usar para abrir um debate público. Não trabalhei um dia pelo dinheiro e não pago um centavo de imposto para receber”, disse Marlene, segundo informações do portal G1.