Bolsonaro convida embaixadores brasileiros para palestra sobre sistema eleitoral
Em live da última quinta-feira (7), o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), anunciou aos seguidores que convidou já formalizou o convite para os embaixadores brasileiros participarem de uma palestra cujo tema é sistema eleitoral brasileiro e as apurações nas eleições de 2014, 2018 e 2020. O mandatário brasileiro disse que a palestra será um “PowerPoint” e tem o objetivo de expor a realidade sobre as eleições de 2018, usando as informações passadas pelo próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“O assunto será um PowerPoint, nada pessoal meu, para mostrar tudo o que aconteceu nas eleições de 2014, 2018, documentado, bem como as participações dos três ministros do TSE, que são do Supremo, sobre sistema eleitoral. Vou contar para os embaixadores como foi o primeiro e segundo turno das eleições de 2018, falando a verdade, documentando, não vou inventar nada”, esclareceu o presidente da República.
Bolsonaro também questionou o convite feito pelo TSE para que observadores de outros países acompanhassem as eleições no Brasil, além das críticas recentes feitas pelo ministro Fachin, em que alertou sobre o risco de violência após as eleições presidenciais deste ano.
“Não entendo o que o Fachin vai fazer fora do Brasil, dizendo que Brasil vai ter um 6 de janeiro [data da invasão do Capitólio, nos Estados Unidos ainda pior. Se ele fala isso, é porque ele tem a certeza que o candidato dele, que ele tirou da cadeia, que é o Lula, vai ganhar. Não preciso dizer o que estou pensando, acredito que todo esse mistério, nas próximas semanas, deverá ser desvendado”, afirmou.