Eleições 2022: deputado propõe multar institutos que errarem pesquisas
Um projeto de lei propondo multar em até R$ 5 bilhões os institutos de pesquisa que errarem as pesquisas eleitorais foi apresentado pelo deputado federal Bibo Nunes (PL-RS). O parlamentar propõe ainda que a perda seja “imediata” do registro do instituto no Tribunal Superior Eleitoral e o impedimento do estatístico responsável pela pesquisa de atuar em institutos próprios ou de terceiros por, no mínimo, 8 anos.
O documento esclarece que visa “estabelecer uma melhor qualidade dos serviços prestados pelos institutos de pesquisa”. O projeto está no aguardo do despacho do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Os resultados das pesquisas de intenções de votos geraram muitas polêmicas, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), inclusive, já promoveu várias críticas sobre o assunto.
Nunes afirmou que “é necessário aprimorar a amostra, o período, os questionamentos e os outros instrumentos utilizados pelos institutos no desenvolvimento de suas atividades”. “O eleitor tem o sublime direito de receber informações o mais fidedignas possível”, esclareceu.