Caso Klara Castanho: Fenaj acusa Leo Dias de violar código de ética
A Federação Nacional de Jornalistas afirmou, em nota oficial, vai acionar o conselho de ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal contra o jornalista Leo Dias, do site de notícias Metrópoles, por divulgar informações sigilosas a respeito do estupro e gravidez da atriz Klara Castanho.
“São fortes as evidências de que o colunista feriu o Código de Ética do Jornalista Brasileiro. Pela gravidade do caso, a Diretoria Executiva e a Comissão de Mulheres da Fenaj vão encaminhar denúncia contra o jornalista à Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, que deverá apurar o caso, dando amplo direito de defesa ao profissional”, afirma trecho da nota.
Leia a nota na íntegra: Nota-FENAJ
A Fenaj afirma que o jornalista “feriu o código de ética” da profissão que acabou desencadeando “uma onda de ódio” e de ataques contra a atriz de 21 anos.
A matéria com a manchete “Estupro, gravidez indesejada e adoção: a verdade sobre Klara Castanho” foi publicada no sábado (25), às 20h56, e provocou uma grande onda de reações nas redes sociais. Às 23h54, a diretora de Redação, Lilian Tahan, informou em seu perfil no Twitter que o texto foi retirado do ar.
No domingo (26), o Metrópoles e Leo Dias publicaram um pedido de perdão para Klara.