Indignação na internet: Atleta trans de 29 anos vence torneio de skate feminino nos EUA
O torneio ‘The Boardr Open’ foi marcado por protestos nas redes sociais e deixou muitos internautas indignados devido um homem biológico que se identifica como mulher obter a primeira colocação, e assim, derrotando duas meninas na prova que aconteceu no sábado (15), em Nova York, no Estados Unidos.
Vale frisar que o homem que se reconhece como mulher e venceu a competição tem 29 anos e competiu com e levou para casa o prêmio mais alto de US$ 500 (cerca de R$ 2.600 na cotação atual). A segunda colocada é a garota Shiloh Catori, de 13 anos. Já Jordan Pascale, de 16 anos, obteve pontuação que a classificou em terceiro lugar.
A trans-identified male took the top spot in the women's division of a skateboarding competition today, sparking outrage from feminists and those critical of gender ideology.
29-year-old Ricci Tres came in first place against 13-year-old Shiloh Catori.https://t.co/DMumWmvxtV
— REDUXX (@ReduxxMag) June 25, 2022
A atleta mais nova da competição tinha 10 anos, e quatro das seis principais competidoras tinham 17 anos.
O resultado da competição gerou polêmicas inclusive entre as skatistas profissionais. Taylor Silverman expôs a opinião nas redes sociais e disse: “Homem ganha as finais de skate feminino e dinheiro no Boardr Open NYC”.
Male wins women’s skateboarding finals and money at the Boardr Open NYC presented by DC today. pic.twitter.com/fgqmHMq2Ez
— Taylor Silverman (@tmsilverman) June 25, 2022
Em 2021, Tres se tornou a primeira mulher trans a tentar uma vaga para a disputa do skate nas Olimpíadas.