Em discussão no STF, Mendonça acusa Moraes de não trabalhar
Na quinta-feira (9), durante o debate sobre manter os votos dos ministros aposentados do STF, André Mendonça e Alexandre de Moraes divergiram sobre vários pontos. No final da discussão, Mendonça afirmou que ‘nem todos os ministros tem tempo para fazer a devida atenção nas sustentações orais no plenário virtual’, o que deixou Moraes notoriamente irritado.
“[…] mas nem todos sustentam! E nem todos de nós temos tempo para fazer a devida atenção nas sustentações orais que estão no plenário virtual“, explanou Mendonça em meio à discussão, sem citar nomes.
“Isso eu não concordo! Desculpe ministro André. O meu gabinete tem tempo de verificar todas as sustentações orais e eu ouço todas“, disse Moraes.
“Não é o gabinete! São os ministros do Supremo Tribunal Federal“, interrompeu Mendonça.
“A verdade é que é uma mera liberalidade nós novamente deixarmos fazer a sustentação oral“, respondeu Moraes ao questionamento de Mendonça.
“Não é liberalidade sob a minha ótica“, pontuou André Mendonça.
O ministro Alexandre de Moraes alegou que a sustentação oral feita pela defesa é uma “mera liberalidade” concedida pelos ministros, sugerindo que prevaleceria a opinião de ministros aposentados, como Marco Aurélio Mello e Celso de Mello, sobre a possibilidade de os ministros novatos levarem em consideração argumentos apresentados por advogados em novas sustentações orais. O voto de Moraes foi acompanhado pelos outros 9 ministros.