Guedes e Ciro Nogueira vão a Paris discutir Brasil na OCDE
O Conselho da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), vai promover a reunião anual que será realizada de 8 a 10 de junho. Os ministros Ciro Nogueira (Casa Civil) e Paulo Guedes (Economia) confirmaram participação e devem viajar a Paris na próxima semana.
Vários assuntos relacionados à política serão pautados pela comitiva, entre eles a discussão de termos, condições e processo de acesso do Brasil à organização. Destaque ainda, para a adesão ao grupo de países ricos.
O início das negociações para a entrada plena do país na organização aconteceu em meados da segunda quinzena de janeiro deste ano. O processo de filiação à organização, no entanto, é longo, podendo se estender de 3 a 5 anos.
A adesão à OCDE tornou-se uma das prioridades do governo de Jair Bolsonaro na área externa, por ser vista como uma espécie de selo de qualidade concedido à política econômica da atual administração.
100 dos 253 termos legais da OCDE, já foram adotados pelo Brasil. Quanto aos que estão pendentes é pela necessidade de reformar os sistemas econômicos, como por exemplo, a reforma dos tributos.