Lula cancela agenda nos estados por medo de protestos, diz jornal
Segundo informação publicada ontem, terça-feira(31), no jornal Folha de S. Paulo, o Partido dos Trabalhadores cancelou a viagem que o ex-presidente Lula faria a Santa Cataria, alegando ‘ausência de local adequado para realizar os eventos que gostaria’.
Faltando menos de dois meses para o início da campanha eleitoral, Lula vem evitando claramente o encontro com apoiadores de oposição.
Nesta quarta-feira (1º), Lula vai ao Rio Grande do Sul e também precisou adaptar a agenda para evitar lugares de muita exposição.
Desde o início de maio, o petista convive com protestos por onde passa. O que tem obrigado o PT a criar novas rotas, como aconteceu em Juiz de Fora (MG), quando a chuva foi a justificativa para Lula não realizar um evento em local aberto.
Lula já manifestou o desejo de caminhar por Porto Alegre, mas a ideia teve de ser abortada devido à grande concentração de prédios no centro da cidade, de onde pessoas poderiam arremessar objetos.
O petista somente aparece “confortável” em eventos sindicalistas, com vários líderes de esquerda. Qualquer outro evento com pessoas de ideologias diferentes é evitado cancelado pelo PT. Mesmo ele sendo o ‘candidato que lidera todas as pesquisas em todos os cenários’.
Mesmo com esse claro excesso de cuidados, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, nega que haja qualquer diretriz na pré-campanha no sentido de evitar a ida de Lula a ambientes não controlados.
“De jeito nenhum [há diretriz]. Aliás, se fosse diretriz, o presidente não ia cumprir porque ele gosta é de ficar com o povo”, afirma Gleisi.