“Devo ir ou devo ficar?” Jesse e Shurastey continuarão a viagem, mas com destino além da vida
Uma amizade e viagem para além da vida. O paranaense Jesse Kozechen, de 29 anos, mais conhecido nas redes sociais como Jesse Koz e o fiel companheiro, o cão Shurastey, tinham um sonho para realizar: viajar e conhecer vários até chegar ao estado norte-americano do Alasca.
O sonho começou a ser projetado em 2017, mas Jesse resolveu dar vida ao que havia idealizado e intitulado de “Shurastey or Shuraigow?”, logo, tudo começou a sair do imaginário para se tornar realidade. Ao longo desses anos, ele e seu golden retriever atravessaram 17 países dentro de um Fusca 1978, que ganhou o apelido de Dodongo.
“Shurastey or Shuraigow?” é uma referência muito bem pensada à música “Should I Saty or Should I Go?”, que foi grande sucesso da banda inglesa The Clash que, traduzida para o português, fica “Devo Ficar ou Devor Ir?”.
Infelizmente todo o sonho projetado se transformou em um pesadelo quando Koz e o amigo de quatro patas perderam a vida, na última segunda (23), em um acidente de carro na estrada US 199, conhecida como Redwood Highway, a cerca de 1,6 quilômetros da cidade de Selma, no estado americano do Oregon.
Segundo informações da KDRV, filiada local da emissora ABC, a motorista do outro veículo, Eileen Huss, de 62 anos, foi encaminhada ao hospital; a criança que a acompanhava não ficou ferida. Já o brasileiro e o cão morreram no local. Jesse teria tentado desviar da lentidão do trânsito e perdeu o controle do veículo, ainda de acordo com o canal KPTV, filiada da Fox.
Uma campanha foi organizada pelo perfil da loja virtual do influenciador de viagens Jesse Koz. Em menos de 12 horas conseguiram arrecadar o montante no valor de R$ 120 mil para realizar o traslado dos dois viajantes de volta para casa. Ainda de acordo com as postagens, tanto a conta quanto os procedimentos têm sido geridos por Susana Kozechen, tia de Jesse. A campanha já foi encerrada.
A morte prematura dos dois amigos comoveu o mundo todo. Milhões de seguidores usaram das redes sociais para lamentar a tragédia.
“Devo ir ou devo ficar?” – Jesse e Shurastey continuarão a viagem, mas com o destino além desta vida. Sem dúvidas deixaram um grande legado de amor, amizade, sonho, aventura e determinação que inspirou o mundo e será eternizado.
Enterro
Jesse Koz será enterrado em Balneário Camboriú, Santa Catarina, local onde nasceu. O corpo de Shurastey não virá direto para o Brasil porque será cremado, ainda nos Estados Unidos e, em seguida, as cinzas serão transportadas. Segundo a família, as cinzas de Shurastey também dever ficar próximas de seu dono.
Homenagens
Após a morte do viajante catarinense Jesse Koz e do cão Shurastey, de Balneário Camboriú, em um acidente nos EUA, homenagens estão marcadas para acontecer em quatro estados. Atos acontecerão em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.
Uma das homenagens em Santa Catarina acontecerá em Itajaí e passará por Balneário Camboriú, cidade de Jesse e Shurastey. O ponto de encontro é no pátio do supermercado Comprefort, no Centro de Itajaí. O evento será no domingo, 29, às 9h. É solicitado que sejam colocadas imagens da dupla nos carros.
Outros estados
A “fusqueata” em São Paulo acontecerá no sábado (28), com saída às 9h. O ponto de encontro será no posto Petrobrás da Rodovia dos Bandeirantes. O destino é Serra Azul.
No Rio de Janeiro, a homenagem também será realizada no sábado, 28. A concentração será às 9h30, no Setor E do Maracanã. O trajeto será finalizado na praia do Leme, na altura do posto 1.
No Paraná, o evento será no domingo, 29. Às 9h, a “fusqueata” sairá de São José e o trajeto será percorrido até o Museu Municipal de Arte (Muma), em Curitiba.