Política
Bolsonaro troca comando do ministério de Minas e Energia
Nesta quarta-feira (11), o presidente da República Jair Bolsonaro assinou a troca no comando do Ministério de Minas e Energia. No Diário Oficial da União publicado hoje, consta a exoneração de Bento Albuquerque e a nomeação de Adolfo Sachsida, que será o Ministro de Estado de Minas e Energia.
A troca acontece somente alguns dias após Bolsonaro alertar sobre o risco dos recentes aumentos dos combustíveis.
“Eu não posso entender a Petrobras faturar horrores durante a crise da pandemia e agora guerra lá fora. O lucro da Petrobras é maior com a crise. Isso é um crime, é inadmissível. Eu posso estar equivocado, mas não consigo entender. Quem paga a conta desse lucro é a população brasileira”, declarou Bolsonaro, em live na semana passada.
Sachsida está no governo Bolsonaro desde o início. É servidor de carreira o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). No Ministério da Economia, foi secretário de Política Econômica da pasta desde o início da gestão, e assumiu a chefia da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos em fevereiro deste ano. Ele é doutor em Economia e advogado especialista em direito tributário. Também cursou pós-doutorado pela Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, além de lecionar na Universidade do Texas.