Bolsonaro revela que PL contratará empresa para fazer auditoria nas eleições
O presidente Bolsonaro com mais uma jogada de mestre ao revelar na live da última quinta-feira (5), que o Partido Liberal (PL) vai contratar uma auditoria privada para acompanhar o processo de apurações de votos das eleições deste ano.
Até o momento, o presidente não revelou o nome da empresa de auditoria. Mas adiantou que discutiu sobre o assunto com o presidente do PL, Costa Neto.
“O que é comum a gente ver no mundo, nas republiquetas? O chefe do executivo cooptar órgãos para fraudar eleições. Aqui é exatamente o contrário. Já que as pesquisas dizem que o Lula tem 40%, o Lula vai ganhar. Então eu quero garantir a eleição do Lula com esse processo”, esclareceu Bolsonaro.
O ministro de Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, enviou um ofício ao presidente do Tribunal Superior Eleitora (TSE), Edson Fachin, pedindo à Corte que responda e divulgue os questionamentos feitos pelas Forças Armadas sobre o sistema eleitoral.
“Adianto para o TSE: essa auditoria não vai ser feita após as eleições. Uma vez contratada, a empresa já começa a trabalhar e vai pedir ao TSE, com toda a certeza, uma quantidade grande de informações”, ratificou Bolsonaro.
Bolsonaro também aproveitou para fazer considerações relevantes sobre o assunto, pontuando que, se a esquerda confia no processo eleitoral da mesma maneira em que as pesquisas apontam as reais intenções de votos, não tem o que temer com relação à participação das Forças Armadas no processo eleitoral ou tão pouco a auditoria proposta.
“Essa auditoria externa vai fazer esse trabalho e, tiver de acordo, vai dar vitória pro Lula, sem problema nenhum. A contagem do voto é a alma da democracia”, finalizou o chefe do Executivo brasileiro.