Economia

Ibovespa fecha o primeiro trimestre com alta de 14,48%


O primeiro trimestre de 2022 acabou com o Ibovespa acumulando uma alta de 14,48%, resultando em 120 mil pontos, o maior avanço trimestral registrado desde 2020, quando subiu 25,81%. Desde o começo do ano, empresas estrangeiras investiram 90 bilhões de reais no Brasil, o que ficou mais intenso após o início da guerra entre Rússia e Ucrânia.

O grande aumento de commodities como o petróleo e o minério de ferro beneficiou muito o mercado brasileiro, por ser muito sensível às matérias-primas. “Foram diversos que fatores que impulsionara o Ibovespa no primeiro trimestre do ano. A gente precisa lembrar também que os ativos vinham bastante desvalorizados do ano passado e que o aumento da taxa Selic também trouxe mais dinheiro estrangeiro para o país”, explicou Rodrigo Barreto, analista financeiro.
Nesse mesmo período, o dólar baixou 14,63%, chegando a 4,761 reais.

As gigantes Vale e Petrobras acumularam altas de 27,48% e 17,64%, respectivamente. Já o IFNC, que engloba os grandes bancos do país, se valorizou 24,28% nesse período, uma vez que a Selic foi para a casa dos 12,75%, segundo informações da Veja.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo