Ministra Tereza Cristina promove reunião com 60 membros da Abraleite
60 membros entre eles diretores e conselheiros das comissões da Abraleite (Associação Brasileira de Produtores de Leite), participaram da reunião híbrida, hoje, promovida pela Ministra de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, acompanhada do Presidente associação Geraldo Borges, do secretário executivo Marcos Montes, do secretário de Política Agrícola Guilherme Bastos e do diretor Silvio Farnese.
As pautas da reunião foram os trabalhos conjuntos feitos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Abraleite, além das dificuldades enfrentadas nos últimos anos, destaques para a paralisação dos caminhoneiros, no enfrentamento nesses dois anos de pandemia e as questões climáticas, fatores que culminaram na forte recessão e inflação. Outro assunto debatido foi o confronto entre a Rússia e Ucrânia, ressaltando as consequências no setor.
Sobre as demandas da Abraleite, foram destacados a regulamentação do leite A2 e da criação, comercialização e exportação de vitelos (bezerros leiteiros), incremento do seguro pecuário e subvenção, que ainda precisa ser bem expandido, e outras ações pontuais, como autorização de aquisição de leite de indústrias com SIM e SIE por indústrias com SIF, no período da pandemia.
A ministra também aproveitou o encontro para anunciar o afastamento do Mapa, ainda no final deste mês, devido a candidatura ao Senado. Além disso, informou que a sucessão deverá seguir com a gestão do Secretário Marcos Montes como ministro.
O presidente da Abraleite, Geraldo Borges, agradeceu a parceria com o Mapa nesses três anos de mandato e destacou o suporte recebido pela ministra desde a época em que presidia a Frente Parlamentar Pecuária (FPA).
*Com informações da Abraleite.