Otoni entra com pedido na PGR contra o jornalista Ricardo Noblat
O deputado federal Otoni de Paula protocolou uma ação na Procuradoria-Geral da República contra o colunista do site Metrópoles, Ricardo Noblat. A ação foi motivada por uma matéria publicada pelo Hora Brasília na qual expomos a enquete criada pelo comunicador que perguntava “Você concordaria com a invasão do Brasil por forças militares estrangeiras para derrubar o presidente Jair Bolsonaro?”, publicada no dia 02 de março.
O parlamentar alega que o jornalista extrapolou dolosamente os limites da razoabilidade jornalística ao publicar a enquete.
“Vê-se na famigerada enquete que a sanha de alijar o Presidente Bolsonaro do comando da Nação se reveste de ânimo capaz de justificar o comprometimento da integridade nacional, mesmo ante os desdobramentos desastrosos típicos de deflagrações militares. Deduz-se, então, que crimes como atentados à vida possam ser vistos como de pouca relevância. A propósito, o ataque a faca que vitimou o presidente Bolsonaro, há época candidato, ainda é fato amplamente lembrado e explorado para fins políticos. A enquete em questão pode servir de estopim nesse cenário carente de pacificação”, afirma o deputado na ação.
O parlamentar ainda pontua que “o intento doloso do jornalista Noblat, a enquete antidemocrática segue na esteira da invasão da Ucrânia pelo exército russo. Evidencia que são fatos conjugados com intento de impactar e dessensibilizar a população para o teor que expressa desprezo à vida, às leis e às instituições democráticas”.
Leia a ação na íntegra: OF. 004-2022 – PGR JORNALISTA NOBLAT CRIME