Campagnolo destina R$ 250 mil de emenda ao próprio advogado, diz site
A deputada estadual de Santa Catarina Ana Caroline Campagnolo (PSL) destinou R$ 249,8 mil em emenda parlamentar para a empresa de um amigo e advogado dela, apesar do discurso pública de que o advogado a defende “sem nada cobrar”, segundo publicação do portal Metrópoles.
A Fundação Catarinense de Hipismo (FCH), que é presidida pelo advogado e empresário Cláudio Gastão da Rosa Filho, o Gastãozinho, foi a empresa que recebeu o repasse da parlamentar.
Gastão defendeu a deputada estadual em várias ações como a que moveu no Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra a ex-orientadora de mestrado, a historiadora e professora Marlene de Fáveri. Ele também já defendeu o professor Olavo de Carvalho, a ex-ativista Sara Fernanda Giromini, a Sara Winter. O advogado também ganhou projeção nacional ao defender o empresário André de Camargo Aranha, no caso de estupro da influenciadora Mariana Ferrer.
Campagnolo afirma nas redes sociais que Gastão não cobra para advogar para ela. “Tamanha é a sua generosidade que, além de me representar em todos os processos sem nada cobrar, ainda ofereceu um passeio maravilhoso. Ele entrou em contato comigo para oferecer apoio em 2018 e, de lambuja, ganhei um amigo. Sempre elegante, acessível, divertido, pai de uma família linda e católica”, escreveu Campagnolo em uma publicação do dia 13 de março de 2022.
O repasse destinado por Campagnolo à empresa de Gastão foi justificado como “fomento do hipismo no estado de Santa Catarina, através de ações sócio esportivas e educativas aos jovens catarinenses, buscando a integração dos jovens através do esporte”. A transferência do valor foi publicada no portal Transparência do governo de Santa Catarina.