“A liberdade de imprensa, garantida em nossa Constituição, não pode ser violada ou arranhada por quem quer que seja”, afirma Bolsonaro em discurso no Congresso
Durante a Sessão Solene de início do ano legislativo no Congresso Nacional, nesta quarta-feira (2), o presidente Jair Bolsonaro (PL) reafirmou seu respeito à “harmonia e a independência dos Poderes”. Durante a leitura da mensagem presidencial, Bolsonaro também apontou as prioridades do governo para o ano.
“Os senhores nunca me verão vir aqui neste Parlamento pedir para regulação da mídia e da internet. Eu espero que isso não seja regulamentado por qualquer outro Poder. A nossa liberdade acima de tudo. Também nunca virei aqui para anular a reforma trabalhista aprovada por este Congresso. Afinal, os direitos trabalhistas continuam intactos no artigo 7º da Constituição. Sempre respeitaremos a harmonia e a independência dos Poderes. Contamos uma vez mais com as senhoras e os senhores parlamentares para aprovação e a implementação dos projetos de que o Brasil precisa”, discursou Bolsonaro.
“Não deixemos que qualquer um de nós, quem quer que seja, ouse regular a mídia, não interessa por que, por qual intenção e objetivo. A nossa liberdade, a liberdade de imprensa garantida em nossa Constituição, não pode ser violada ou arranhada por quem quer que seja neste país”, prosseguiu.
Bolsonaro também afirmou que o governo federal não se afastou de duas premissas básicas durante a pandemia: salvar vidas e proteger empregos, além de pontuar as ações do governo durante a crise sanitária, como a criação do auxílio emergencial e o Auxílio Brasil.
A solenidade foi semipresencial mas contou com a participação dos presidentes do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux.